Apresentação do Curso

Para atender uma demanda de aperfeiçoamento no Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo, a Universidade de São Paulo oferece o curso semipresencial de licenciatura na área de ciências. A USP oferece este curso em parceria com a UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

A Universidade de São Paulo e a UNIVESP visam, desta forma, promover a formação de recursos humanos qualificados com o intuito de alavancar o desenvolvimento da sociedade que a fomenta. A oferta de educação superior com qualidade, de forma flexível e mais personalizada, encontra limitações no modelo tradicional presencial, tornando a modalidade a distância, ou semipresencial como neste caso, uma alternativa viável. Esta modalidade semipresencial permite uma maior acessibilidade e flexibilidade, o que contribui para uma maior democratização do ensino. Aliado a esta flexibilidade, este modelo visa complementar os esforços governamentais de capacitação e qualificação dos professores do Ensino Fundamental.

Objetivos

O principal objetivo do curso semipresencial de Licenciatura em Ciências é a formação de professores, na área de Ciências, para atuação no Ensino Fundamental. Neste sentido, o curso deverá garantir a sua formação como um professor que tenha a compreensão abrangente e integrada das Ciências da Natureza e, ao mesmo tempo, a postura como intelectual crítico e reflexivo, preparado para orientar e estimular os alunos para o aprendizado significativo das ciências.

Objetivos Específicos
  • Desenvolver processos pedagógicos que visem à elaboração de conhecimentos teóricos e competências relativas ao ensino de Ciências, otimizando a reflexão, a prática pedagógica e a autonomia intelectual;
  • Possibilitar aos alunos o domínio crítico do uso das novas tecnologias disponíveis na sociedade e, especialmente, nas escolas;
  • Incentivar o intercâmbio entre a Universidade e a Rede de Educação Básica;
  • Contribuir para a interação entre os diversos níveis e modalidades de ensino, visando o aperfeiçoamento e modernização do Ensino Fundamental e Médio.

Público Alvo

O curso de Licenciatura em Ciências é voltado para a formação de profissionais que queiram se habilitar ao exercício do Magistério do Ensino Fundamental ou para professores em exercício que atuam na Educação Básica. São 360 vagas anuais, inicialmente divididas em quatro polos, localizados nas cidades de São Paulo, São Carlos, Ribeirão Preto e Piracicaba. A partir do processo seletivo de 2012, as vagas foram redistribuídas de forma a contemplar também os polos de Jaú, Lorena e Santos.