Objetivos: Promover uma discussão integrada dos aspectos ligados às ciências duras, associando o texto à compreensão de fenômenos físicos, químicos e biológicos e à sua aplicação tecnológica, e a articulação às ciências sociais, principalmente economia, geopolítica e sociologia.

Objetivos: Fornecer informações sobre os problemas relacionados à geração e destinação final de resíduos sólidos urbanos no Brasil, incluindo os impactos causados no meio ambiente, os métodos de diagnóstico ambiental e noções sobre métodos de remediação de áreas contaminadas. As áreas utilizadas para disposição de resíduos devem apresentar determinadas características que evitem a entrada de substâncias contaminantes no solo natural e no ambiente hidrogeólogico. Serão apresentados nessa disciplina as características do meio físico e os critérios técnicos de instalação e operação para que um local possa receber os resíduos sólidos urbanos, de forma a evitar a contaminação dos solos e das águas subterrâneas. Para o caso de áreas já contaminadas, serão apresentadas as ferramentas de investigação e possíveis formas de remediação da área afetada.

Objetivos: Estabelecer um ponto de partida para a diferenciação entre ciência, ciência aplicada e tecnologia a partir de elementos históricos e epistemológicos; Analisar e discutir as implicações didáticas da tecnologia como área produtora de saberes e seu potencial como possível referência de saberes e competências a ensinar; Discutir a relação entre a ciência e a tecnologia e os meios de produção e consumo; Analisar as concepções de tecnologia presentes em materiais didáticos e buscar a superação da idéia de tecnologia como mera ciência aplicada; Analisar e/ou elaborar projetos de ensino que incorporem saberes e competências oriundas da tecnologia, atendendo aos interesses e necessidades do contexto de sala de aula.

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=plc0603


Objetivos: Tendo como compromisso a formação de professores de ciências capazes de atuar de forma efetiva junto a alunos público-alvo da educação especial em uma perspectiva da educação inclusiva esta disciplina pretende oferecer conhecimentos a respeito dos fundamentos, políticas e práticas pedagógicas da educação especial. Apresentar tecnologias assistivas para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem. A educação de Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=PLC0604&codcur=1080


Objetivos: Tendo como compromisso a formação de professores de ciências capazes de atuar de forma efetiva junto a alunos público-alvo da educação especial em uma perspectiva da educação inclusiva esta disciplina pretende oferecer conhecimentos a respeito dos fundamentos, políticas e práticas pedagógicas da educação especial. Apresentar tecnologias assistivas para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem. A educação de Surdos e a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=PLC0604&codcur=1080


Objetivos: Discutir algumas das tendências pedagógicas no ensino de ciências com especial atenção a educação não formal e divulgação científica desenvolvida pelos museus; Compreender o conceito de transposição didática discutindo as diferenças entre aspectos das Ciências Naturais e do conhecimento científico ensinado e divulgado nas escolas e nos museus e em outras mídias; Aprofundar a compreensão das especificidades pedagógicas dos museus de ciências; Discutir as possibilidades e limites da relação museu e escola.

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=PLC0605&codcur=1080


Objetivos: Tendo em vista a complexidade sócio-histórica que caracteriza o mundo contemporâneo e, consequentemente, os novos arranjos subjetivos daí decorrentes, o objetivo principal da disciplina remete à criação e à sedimentação de um solo conceitual capaz de oferecer perspectivas teórico-práticas consequentes quanto aos desafios que envolvem o trabalho docente na atualidade, por meio do enfrentamento de um conjunto de injunções concretas que atravessam o cotidiano escolar.

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=plc0606