Objetivos: a) Orientar a organização e o planejamento da elaboração de um trabalho final individual do Curso de Licenciatura em Ciências. A orientação se dará em função da opção do aluno por um tema, respeitando a pluralidade de formatos de trabalhos, segundo habilidades diversas: relatório sobre pesquisa de caráter científico-acadêmica; relatório de pesquisa de natureza pedagógica a partir de modalidades e projetos de ensino, desenvolvidos em escolas e por alunos do ensino fundamental. Projetos de ensino utilizando diferentes linguagens e espaços de aprendizagem. Relatório de análise curricular de ensino em ciências no ensino fundamental II. b) Elaborar uma síntese a partir do tema escolhido e de acordo com suas especificidades a síntese do curso de Graduação.

A disciplina tem por objetivos apresentar e discutir diferentes posições teóricas acerca do desafio de lidar com a diversidade na elaboração de currículos para a escola básica, relacionando essa análise às prescrições oficiais produzidas a partir da LDB 9394/96 com o propósito de orientar a produção de propostas curriculares e o trabalho das escolas.

Objetivos: a) Discutir aspectos históricos da importância do estágios e suas modalidades. b) Discutir as possibilidades e desafios teóricos e práticos do desenvolvimento de experimentos e de atividades de estágio nas escolas de ensino fundamental. c) Levantar dados sobre a escola onde será realizado o estágio, focalizando os limites e as possibilidades da realização do estágio nos moldes dessa Unidade. d) Discutir com a escola e/ou professor o desenvolvimento do estágio. e) Desenvolver atividades experimentais e de modelagem nas diferentes áreas para serem realizadas no estágio. f) Registrar as experiências de estágio. g) Avaliar as atividades realizadas.

Objetivos: a) Orientar a organização e o planejamento da elaboração de um trabalho final individual do Curso de Licenciatura em Ciências. A orientação se dará em função da opção do aluno por um tema, respeitando a pluralidade de formatos de trabalhos, segundo habilidades diversas: relatório sobre pesquisa de caráter científico-acadêmica; relatório de pesquisa de natureza pedagógica a partir de modalidades e projetos de ensino, desenvolvidos em escolas e por alunos do ensino fundamental. Projetos de ensino utilizando diferentes linguagens e espaços de aprendizagem. Relatório de análise curricular de ensino em ciências no ensino fundamental II. b) Elaborar uma síntese a partir do tema escolhido e de acordo com suas especificidades a síntese do curso de Graduação.

A disciplina tem por objetivos apresentar e discutir diferentes posições teóricas acerca do desafio de lidar com a diversidade na elaboração de currículos para a escola básica, relacionando essa análise às prescrições oficiais produzidas a partir da LDB 9394/96 com o propósito de orientar a produção de propostas curriculares e o trabalho das escolas.