Objetivos: Propiciar uma revisão de tópicos de Matemática da Escola Básica. Promover o estudo da variação de uma grandeza em relação à variação de outra grandeza: a idéia de função. Introduzir o conceito de taxa de variação média e instantânea: a derivada de uma função. Estudar algumas técnicas do Cálculo e as aplicações clássicas do Teorema do Valor Médio. Discutir o problema do cálculo de áreas. Introduzir o conceito de integral definida e estudar o Teorema Fundamental do Cálculo e aplicações. Estudar algumas técnicas de integração e introduzir a noção de equação diferencial.

Objetivo: propiciar ao estudante uma visão abrangente da mecânica no que tange aos movimentos dos objetos puntiformes e dos corpos rígidos. Nesta disciplina é dada uma atenção especial ao conceito de energia e a teoria da gravitação.

Esta disciplina visa introduzir de forma geral o conceito microscópico da matéria e como estes constituintes estão relacionados com as propriedades macroscópicas do universo ao nosso redor. Especificamente pretende demonstrar a constituição atomística da matéria, como um dos grandes feitos científicos que nos permite explicar o universo ao nosso redor do ponto de vista não mecânico.

Natureza e características da luz. Conceito de fóton e suas limitações. Óptica geométrica: reflexão e espelhos; refração e lentes. Espectro luminoso, percepção das cores e radiação de corpo negro. Origem da luz solar, importância para a vida e fotossíntese. Características das ondas e grandezas físicas a elas associadas. Ondas mecânicas. Ondas eletromagnéticas. Interação da radiação com a matéria. Efeitos da radiação.

Usar a Astronomia como uma ciência integradora das demais ciências naturais, mostrando ao aluno que ciência se pensa de forma integrada. Específico: Capacitar os licenciandos a entenderem o movimento aparente dos astros e sua influência nas concepções cosmológicas dominantes até o início do século 17, a origem dos sistemas planetários, a organização do Sistema Solar e o estudo da natureza e da dinâmica dos corpos que o compõem.

Objetivo Geral: usar a Astronomia como uma ciência integradora das demais ciências naturais, mostrando ao aluno que ciência se pensa de forma integrada. Específico: Capacitar os licenciandos a entender as estrelas como agentes transformadores da natureza, a diferenciá-las em função de suas características e a ver a importância do Sol na existência e sobrevivência da biosfera.

Mostrar a natureza e as características da ciência com a utilização da história. Isto será feito através da história de conceitos científicos e da biografia de grandes cientistas. No primeiro caso, será feita uma explanação sobre a evolução dos conceitos fundamentais da matemática, física e química, tais como gravitação, campo, átomo, moléculas, núcleo; etc. Pretende-se, dessa forma, mostrar como os conceitos foram sendo moldados ao longo do tempo como atividade humana do conhecimento da natureza. No segundo caso, ao falar da vida e da obra de cientistas famosos como Galileu, Newton, Einstein, Lavoisier, Faraday, Madame Curie, e outros a idéia é mostrar, ao lado da vida desses pesquisadores, a metodologia da ciência, ou seja, como os cientistas enfrentaram e enfrentam os enigmas da natureza para transformá-los em conhecimento científico.

Desenvolver a formação básica do aluno, valorizando a compreensão de conceitos fundamentais das ciências físicas bem como as conexões entre a física, o homem e o universo. Os aluno realizam experimentos básicos que lhe permitam elaborar o melhor entendimento dos conceitos a serem discutidos nas aulas teóricas e conhecimento dos métodos e formas de trabalho da Ciência.