Objetivos: Que o aluno seja capaz de identificar os principais microrganismos: vírus, bactérias, fungos, protistas e helmintos parasitas, e seus condicionantes nas doenças infecciosas no homem, abordando aspectos de prevenção e controle dessas infecções.

Programa Resumido: As doenças infecto-parasitárias e seus condicionantes sócio-ambientais; Caracterização etiopatogenica das doenças infecto-parasitárias; Principais doenças bacterianas; Principais doenças virais; Principais doenças fúngicas; Principais doenças parasitárias.

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Objetivos: Fornecer ao aluno elementos para compreender as intervenções humanas no meio ambiente e seus impactos – aspectos históricos e atualidade. Familiarizar o aluno com o tema desenvolvimento econômico e meio ambiente. Apresentar ao aluno os principais indicadores de impacto da intervenção humana no meio ambiente. Familiarizar o aluno com as possíveis medidas de controle ambiental.

Programa Resumido: Aspectos históricos da relação do homem com o meio ambiente. Principais impactos da atividade no meio ambiente e na saúde e na qualidade de vida.

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Objetivos: Fornecer aos alunos noções básicas sobre os métodos estatísticos e suas etapas. Proporcionar conhecimento sobre a inferência estatística. Discutir sua aplicação em pesquisas de saúde pública, no controle das doenças e em epidemias. Familiarizar o aluno com as medidas de ocorrência de doenças e avaliação do padrão dessa ocorrência no tempo, no espaço e de acordo com os atributos da população. Informar sobre os principais indicadores de saúde e sua utilidade.

Programa Resumido: Introdução aos conceitos básicos dos métodos estatísticos utilizados na coleta, descrição e análise de dados. Aplicação dos métodos estatísticos em pesquisas de saúde pública, no controle de doenças e de epidemias.

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Objetivos: A disciplina tem como objetivo levar os alunos a conhecer o papel do homem na sociedade e as relações históricas entre cultura e meio ambiente, os modelos de desenvolvimento da sociedade e seu impacto ambiental, assim como, os desafios para o desenvolvimento sustentável no marco da justiça socio-ambiental.

Programa Resumido: O papel do homem na sociedade e no meio em que vive e as transformações decorrentes ao longo do processo histórico. Sociedade, urbanização e industrialização. Meio Ambiente na sociedade atual: Produção, consumo, cultura de massa e questões ambientais. Globalização e sua relação com o meio ambiente. Desafios para o desenvolvimento sustentável da sociedade atual.

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Objetivos: Discutir diferentes concepções de aprendizagem na perspectiva construtivista, focalizando os movimentos que tiveram expressão no campo da educação em ciências, tais como o de valorização das concepções alternativas, o de mudança conceitual, a ideia de perfil conceitual e aprendizagem significativa.

Programa Resumido: Concepções de aprendizagem na perspectiva construtivista.

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Objetivos: Examinar as especificidades do trabalho docente na escola. Articular os diferentes aspectos que compõem a arquitetura dos tempos e espaços escolares: modos de ensinar e aprender, materiais pedagógicos, avaliação, proposta pedagógica, relações entre professores, alunos, pais e demais profissionais da escola. Mobilizar compreensões que inspirem alternativas para as aprendizagens dos alunos.

Programa Resumido: A presente disciplina visa a contribuir com a formação do professor de ciências, examinando as especificidades do trabalho docente na escola. Trata-se de pensar sobre modos de ensinar e aprender nessa instituição, sobre a organização do currículo, a escolha do material pedagógico, as práticas de avaliação, a proposta pedagógica da escola, bem como sobre as relações entre os professores, seus alunos, pais e demais profissionais da instituição. O intuito é valorizar as experiências dos professores para evidenciar as articulações entre esses diferentes aspectos, que compõem uma espécie de arquitetura dos tempos e espaços escolares, nos quais o trabalho dos professores se estrutura. Além disso, o que se quer é mobilizar uma compreensão que possa inspirar alternativas para favorecer as aprendizagens dos alunos.

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