Objetivos: A pesquisa empírica em ensino de ciências. Identificação de objetos, interesses, variáveis e problemas de pesquisa em educação em ciências. Bases lógicas e metodológicas do delineamento de pesquisa no campo do ensino de ciências. Pesquisa qualitativa x quantitativa. Avaliação de pesquisas. Elaboração de projetos e relatos de pesquisa. Ética na pesquisa.

Objetivos: a) Introduzir o licenciando em práticas pedagógicas para ministrar disciplinas de Ciências no Ensinos Fundamental, por meio de referencias teóricos e metodológicos sobre o planejamento de ensino. b) Embasar o licenciando com elementos teóricos, metodológicos e práticos sobre a organização, planejamento e avaliação de atividades de ensino. c) Apresentar as principais linhas de desenvolvimento de atividades, aulas e sequências de ensino da Educação em Ciências. d) Elaborar, aplicar e avaliar uma sequência de ensino no contexto da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental.

Objetivos: a) Oferecer subsídios ao licenciando para analisar aspectos da construção do conhecimento em sala de aula, com vistas a planejar estratégias de ensino, e analisar. b) Trabalhar para o desenvolvimento de autonomia docente em que conhecimentos teóricos e práticos sejam aprimorados constantemente por meio de reflexões e análises.

Objetivos: a) Discutir aspectos históricos da importância do estágios e suas modalidades. b) Discutir as possibilidades e desafios teóricos e práticos do desenvolvimento de experimentos e de atividades de estágio nas escolas de ensino fundamental. c) Levantar dados sobre a escola onde será realizado o estágio, focalizando os limites e as possibilidades da realização do estágio nos moldes dessa Unidade. d) Discutir com a escola e/ou professor o desenvolvimento do estágio. e) Desenvolver atividades experimentais e de modelagem nas diferentes áreas para serem realizadas no estágio. f) Registrar as experiências de estágio. g) Avaliar as atividades realizadas.