Objetivos: Promover uma discussão integrada dos aspectos ligados às ciências duras, associando o texto à compreensão de fenômenos físicos, químicos e biológicos e à sua aplicação tecnológica, e a articulação às ciências sociais, principalmente economia, geopolítica e sociologia.

Objetivos: Estabelecer um ponto de partida para a diferenciação entre ciência, ciência aplicada e tecnologia a partir de elementos históricos e epistemológicos; Analisar e discutir as implicações didáticas da tecnologia como área produtora de saberes e seu potencial como possível referência de saberes e competências a ensinar; Discutir a relação entre a ciência e a tecnologia e os meios de produção e consumo; Analisar as concepções de tecnologia presentes em materiais didáticos e buscar a superação da idéia de tecnologia como mera ciência aplicada; Analisar e/ou elaborar projetos de ensino que incorporem saberes e competências oriundas da tecnologia, atendendo aos interesses e necessidades do contexto de sala de aula.

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=plc0603


Objetivos: Discutir algumas das tendências pedagógicas no ensino de ciências com especial atenção a educação não formal e divulgação científica desenvolvida pelos museus; Compreender o conceito de transposição didática discutindo as diferenças entre aspectos das Ciências Naturais e do conhecimento científico ensinado e divulgado nas escolas e nos museus e em outras mídias; Aprofundar a compreensão das especificidades pedagógicas dos museus de ciências; Discutir as possibilidades e limites da relação museu e escola.

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=PLC0605&codcur=1080