Objetivos: a) Orientar a organização e o planejamento da elaboração de um trabalho final individual do Curso de Licenciatura em Ciências. A orientação se dará em função da opção do aluno por um tema, respeitando a pluralidade de formatos de trabalhos, segundo habilidades diversas: relatório sobre pesquisa de caráter científico-acadêmica; relatório de pesquisa de natureza pedagógica a partir de modalidades e projetos de ensino, desenvolvidos em escolas e por alunos do ensino fundamental. Projetos de ensino utilizando diferentes linguagens e espaços de aprendizagem. Relatório de análise curricular de ensino em ciências no ensino fundamental II. b) Elaborar uma síntese a partir do tema escolhido e de acordo com suas especificidades a síntese do curso de Graduação.

Objetivo: Nessa disciplina serão apresentadas algumas ferramentas analíticas utilizadas na área da pesquisa em ensino de ciências. Essa apresentação será feita por meio de estudos bibliográficos, utilizando fontes em português. Nosso objetivo é que, ao final da disciplina, vocês tenham um aprofundamento no entendimento da uso dessas ferramentas metodológicas.

Objetivos: a) Discutir aspectos históricos da importância do estágios e suas modalidades. b) Discutir as possibilidades e desafios teóricos e práticos do desenvolvimento de experimentos e de atividades de estágio nas escolas de ensino fundamental. c) Levantar dados sobre a escola onde será realizado o estágio, focalizando os limites e as possibilidades da realização do estágio nos moldes dessa Unidade. d) Discutir com a escola e/ou professor o desenvolvimento do estágio. e) Desenvolver atividades experimentais e de modelagem nas diferentes áreas para serem realizadas no estágio. f) Registrar as experiências de estágio. g) Avaliar as atividades realizadas.

A disciplina tem por objetivos apresentar e discutir diferentes posições teóricas acerca do desafio de lidar com a diversidade na elaboração de currículos para a escola básica, relacionando essa análise às prescrições oficiais produzidas a partir da LDB 9394/96 com o propósito de orientar a produção de propostas curriculares e o trabalho das escolas.