Os objetivos deste curso incluem introduzir a problemática do crescimento e adensamento populacional humano frente à escassez de recursos a partir de uma perspectiva histórica, apresentando impactos antropogênicos locais e globais, em função da alteração dos fluxos de energia e nutrientes e levando ao conceito de desenvolvimento sustentável. Serão abordados aspectos gerais da história da humanidade relacionados ao consumo de energia, crescimento populacional humano como gerador do aumento da demanda por recursos e impactos ambientais decorrentes, além do uso e conservação dos recursos naturais.

Abordar aspectos gerais da alfabetização científica, refletindo sobre suas principais funções e desafios. Identificar o ensino por pesquisa como importante estratégia didática para o ensino-aprendizagem de Ciências. Reconhecer as práticas de laboratório e as feiras de ciências como vivências valiosas para o desenvolvimento de habilidades como a socialização, exposição oral, respeito a opiniões e posturas diversas, entre outras.

Programa Resumido: Alfabetização científica. Ensino pela pesquisa e Ciência. Relevância das práticas de laboratório e das feiras na formação científica.

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=PLC0028


Capacitar o aluno a compreender a organização e o funcionamento dos sistemas nervoso, endócrino e sensorial, em seus diferentes níveis de organização, bem como analisar os mecanismos de detecção de alterações ambientais e integração, estão entre os principais objetivos desta disciplina. Serão abordados temas como níveis de organização neural e o conceito de unidades funcionais, desenvolvimento e organização do sistema nervoso e estrutura e funções dos Sistemas Sensoriais. Os níveis de organização do sistema endócrino também serão discutidos, bem como a integração endócrina e os sistemas de controle da produção e liberação de hormônios. Serão abordados, ainda, os ritmos biológicos.

A disciplina objetiva introduzir noções básicas de Genética e conceitos fundamentais para o entendimento e interpretação da genética mendeliana, abordando conceitos básicos para cálculos de probabilidades relacionados aos tópicos de herança. Visa, ainda, capacitar os alunos na discussão de temas cotidianos que envolvem temas de genética e biologia molecular básica. A Genética Mendeliana reúne conceitos básicos de genética buscando explicar a hereditariedade; nesse contexto, a probabilidade é aplicada à genética. O curso ainda discute a respeito da relação entre ética e genética.

Os sistemas circulatórios conectando todas as células do organismo com superfícies de trocas. Circulação humana e o coração. Ritmo cardíaco. Estrutura e organização dos vasos sanguíneos. Componentes do sangue e suas funções. Processos excretores. A organização do néfron e o processo de filtração do sangue. Formação de urina e a recuperação de água no processo excretor. Controle hormonal integrado do sistema excretor, balanço hídrico e pressão arterial.

Este curso tem como objetivo propiciar aos alunos do curso de Licenciatura em Ciências, modalidade EaD, conhecimentos referentes à organização dos sistemas de ensino e da Política Educacional no Brasil. Pretende-se problematizar a dicotomia entre a teoria, a formação profissional e as condições de trabalho nas escolas, considerando a organização e a legislação da Educação Básica. Pretende-se inclusive analisar de que maneira as práticas podem, articuladas com os fundamentos teóricos, serem definidoras das ações docentes. Nesse sentido, é importante ter foco em constituir uma teoria para o currículo – no caso em ciências – que tenha como orientação metodológica o objetivo de teorizar sobre as boas formas de ensinar e ou compreender o processo de ensino e aprendizagem, considerando a LDB/1996 e a legislação que embasa o sistema da educação Basica.

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=PLC0033