Capacitar o aluno a compreender a organização e o funcionamento dos sistemas nervoso, endócrino e sensorial, em seus diferentes níveis de organização, bem como analisar os mecanismos de detecção de alterações ambientais e integração, estão entre os principais objetivos desta disciplina. Serão abordados temas como níveis de organização neural e o conceito de unidades funcionais, desenvolvimento e organização do sistema nervoso e estrutura e funções dos Sistemas Sensoriais. Os níveis de organização do sistema endócrino também serão discutidos, bem como a integração endócrina e os sistemas de controle da produção e liberação de hormônios. Serão abordados, ainda, os ritmos biológicos.

A disciplina objetiva introduzir noções básicas de Genética e conceitos fundamentais para o entendimento e interpretação da genética mendeliana, abordando conceitos básicos para cálculos de probabilidades relacionados aos tópicos de herança. Visa, ainda, capacitar os alunos na discussão de temas cotidianos que envolvem temas de genética e biologia molecular básica. A Genética Mendeliana reúne conceitos básicos de genética buscando explicar a hereditariedade; nesse contexto, a probabilidade é aplicada à genética. O curso ainda discute a respeito da relação entre ética e genética.

A natureza dos nutrientes e as necessidades nutricionais. Captura do alimento. Características gerais do sistema digestório. Tratamento mecânico e propulsão do alimento. Digestão química: intracelular e extracelular. Absorção dos nutrientes. Secreções do trato gastrointestinal e controle das atividades digestórias. Distúrbios alimentares. Sistemas locomotores. Tipos de fibras musculares. Movimento, músculos e atividade muscular. Contração muscular, produção de força e movimento. Metabolismo energético e a manutenção dos diferentes tipos de locomoção. Adaptações e funções especiais da musculatura. Sistemas esqueléticos. Movimentação no ambiente.

https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=PLC0031