Como funcionam os cursos da Univesp?

A Univesp combina as novas tecnologias de informação – como internet e TV digital -, e as metodologias presenciais de aprendizagem nas atividades nos polos. O aluno entra em contato com os conteúdos do curso por intermédio do material didático oferecido por diferentes mídias, inclusive a impressa.

Com o apoio de ferramentas computacionais específicas, os alunos têm acesso aos conteúdos preparados especificamente para cada curso, às ferramentas de interatividade e ao conjunto de atividades que devem cumprir em cada uma das fases do curso, ao calendário de programas transmitidos pela Univesp TV, à lista de atividades individuais e em grupos etc. Cada atividade concluída é encaminhada ao tutor, que avalia e orienta o aluno na sequência das atividades curriculares. Os trabalhos concluídos ficam armazenados em uma área de portfólio para consultas posteriores do próprio aluno, do tutor e orientadores.

Na educação mediada pelas novas tecnologias, o cumprimento das tarefas, equivale à presença do aluno em sala de aula no modelo de educação presencial. Mas sua presença física será exigida sempre que a programação dos cursos incluir atividades presenciais nos polos, como em aulas de laboratório ou nas avaliações (provas).

Os tutores – em geral docentes da universidade que promove o curso ou alunos de pós-graduação capacitados para essa função e sempre sob supervisão de um professor – mantêm diálogo permanente online com o aluno e com os grupos de trabalho, estimulando a criação de listas de discussões, debates e pesquisa de textos. No desenvolvimento das atividades do curso, os alunos se relacionam também nos fóruns, cujos encontros são realizados em horários pré-determinados.

A Univesp conta ainda com a Univesp TV digital, que traz conceitos, processos e aspectos motivadores do conteúdo em questão. Para tanto, são utilizadas técnicas de comunicação específica para TV, na forma de representação ou de documentário.

9 Comentários para Como funcionam os cursos da Univesp?

  1. Tatiana Manhani's Gravatar Tatiana Manhani
    agosto 2, 2010 at 2:23 am | Link permanente

    Bom dia,

    Estou muito interessada neste curso de Licenciatura em Ciências e entendi basicamente seu funcionamento, entretanto, me surgiu uma dúvida e não encontrei informações no site que pudessem respondê-la:
    – Como são essas aulas presenciais aos sábados? Em que período (manhã, tarde ou os dois) elas acontecem? São todos os sábados do mês? Em que horário se iniciam e terminam? Quantas ausências são permitidas?
    Preciso destas informações pois não resido nas cidades pólos e seria inviável me inscrever num vestibular que posteriormente eu não pudesse frequentar as aulas, caso fosse aprovada, por motivos de horário, transporte, etc.

    Aguardo resposta.

    Desde já, obrigada.

    Tatiana

  2. Carla Barros's Gravatar Carla Barros
    agosto 6, 2010 at 4:10 pm | Link permanente

    Olá Tatiana,

    As aulas presenciais serão realizadas em todos os sábados das 8h às 17horas e você precisa ter a presença mínima de 75%.
    A aulas poderão ser assistidas em um dos 4 polos dos “Campis” USP de São Paulo, São Carlos, Ribeirão Preto e Piracicaba, cada um com 90 vagas.

    Veja o manual do candidato
    http://licenciaturaciencias.usp.br/noticias/manual-do-candidato-do-vestibular/

    Espero ter respondido suas dúvidas a contento.

    Att,
    Carla Barros

  3. agosto 22, 2010 at 11:57 pm | Link permanente

    Adorei a proposta do curso e me inscrevi para o vestibular (espero conseguir uma vaga rs)
    Já faz muito tempo que sinto falta da inclusão digital dos professores no sentido de conhecerem os recursos digitais disponíveis para o ensino, e acredito que este curso está acertando na mosca em fazer dos futuros professores conhecedores das técnicas de EAD na prática, como alunos.
    Também adorei ver que o curso é o resultado de um esforço impressionante de toda uma equipe de profissionais para equiparar-se ao que já existe nas melhores faculdades do mundo em EAD, como o MIT. Acredito que as experiências serão ricas e estimulantes para novos projetos de EAD e permitirá uma democratização do ensino cada vez maior.
    Eu mesma pretendo trabalhar com softwares educacionais e EAD.
    Longa vida à UNIVESP!!! Parabéns pelo excelente trabalho e pelo novo curso, o novo “filhote” da USP que está sendo cuidado com tanto carinho.
    Abraços

  4. Livia's Gravatar Livia
    agosto 23, 2010 at 10:43 pm | Link permanente

    Boa noite,
    tenho curso de bacharelado (eng agronomica e administração), gostaria de saber se há possibilidade de eliminar algumas disciplinas do curso de licenciatura em ciências;desta forma diminuindo o tempo de curso.
    Grata
    Livia

  5. Clodoaldo's Gravatar Clodoaldo
    novembro 1, 2010 at 3:14 pm | Link permanente

    bom, os comentários existentes são, pole que li, pré- vestibular Licenciatura em Ciencias, espero que as pessoas que escreveram, tenham consegui entra no curso, pois mostravam-se muito entusiasmadas. bem, eu cinsegui, e confesso que me surpriendi, mesmo já conhecendo a excelencia da USP, com a estrutura do curso, excelente, estou muito satisfeito, e garanto que não deixarei de valorizar o fato de ser um bolsista da sociedade.

  6. raquel's Gravatar raquel
    novembro 6, 2010 at 7:05 pm | Link permanente

    Olá,

    Entrei na última chamada do curso e preciso saber se tem alguém de SP que está no polo de São Carlos? Como estão fazendo para ir?

  7. Rinaldo Svicero Semunovic's Gravatar Rinaldo Svicero Semunovic
    dezembro 4, 2010 at 4:01 am | Link permanente

    Olá, sou bacharel em Desenho Industrial e gostaria de saber se há seleção para portador de diploma? Se sim, quando seria a data de matrícula?

  8. Rosa Maria's Gravatar Rosa Maria
    setembro 8, 2013 at 4:50 pm | Link permanente

    Boa tarde, amei a possibilidade de poder fazer esse curso de ciências ja me inscrevi para o vestibular mas tenho uma duvida, preciso saber qual é o valor do curso, desde ja agradeço a atenção.

    • setembro 8, 2013 at 5:16 pm | Link permanente

      O curso Licenciatura em Ciências é um curso de graduação da USP, e portanto oferecido gratuitamente.

Entre no AVA





Categorias

Exemplos de Vídeo Aulas

Get the Flash Player to see this content.

Mais exemplos...